Santiago, a capital e maior cidade do Chile, fica em um vale cercado pelos picos nevados dos Andes e pela Cordilheira da Costa Chilena. A Plaza de Armas, o grande coração do antigo núcleo colonial da cidade, abriga dois marcos neoclássicos: o Palácio de la Real Audiencia, de 1808, que abriga o Museu de História Nacional, e a Catedral Metropolitana do século XVIII. La Chascona é a casa que virou museu do poeta Pablo Neruda
- Elevação : 570 m
- Demônio : Santiaguinos (-as)
- Fundação : 12 de fevereiro de 1541
- Nomeado em homenagem a : São Tiago
- Província : Província de Santiago
- Região : Região Metropolitana de Santiago

Santiago, a capital e maior cidade do Chile, fica em um vale cercado pelos picos nevados dos Andes e pela Cordilheira da Costa Chilena. A Plaza de Armas, o grande coração do antigo núcleo colonial da cidade, abriga dois marcos neoclássicos: o Palácio de la Real Audiencia, de 1808, que abriga o Museu de História Nacional, e a Catedral Metropolitana do século XVIII. La Chascona é a casa que virou museu do poeta Pablo Neruda
- Elevação : 570 m
- Demônio : Santiaguinos (-as)
- Fundação : 12 de fevereiro de 1541
- Nomeado em homenagem a : São Tiago
- Província : Província de Santiago
- Região : Região Metropolitana de Santiago
Santiago do Chile é uma cidade repleta de atrações encantadoras! Moderna e cativante, ela cativa seus visitantes desde o momento em que a aeronave começa a descer em direção ao solo. A vista da Cordilheira dos Andes, com seus imponentes picos, através da janela do avião, é um espetáculo que prende a atenção e arranca suspiros. Para facilitar sua próxima viagem, confira o nosso guia “O que fazer em Santiago”, repleto de dicas para aproveitar ao máximo sua estadia!
A capital chilena é um dos destinos mais desenvolvidos da América do Sul e você terá a oportunidade de apreciar esta linda cidade.
Neste post, reunimos um conjunto de sugestões e dicas de lugares para visitar durante sua estadia na cidade, perfeito para quem tem pouco tempo para planejar a viagem e quer aproveitar uma promoção de última hora.
Vamos aproveitar os melhores pontos turísticos em Santiago?
1 Plaza de Armas e Catedral Metropolitana – Centro de Santiago
Para começar um circuito histórico pela capital chilena, vá em primeiro lugar à Plaza de Armas, o coração da cidade. Ao redor da praça ficam alguns dos principais edifícios históricos da cidade, como o edifício dos Correios e a belíssima Catedral Metropolitana (não tenha dúvidas, vale a pena entrar na Catedral!). Também vale a pena conhecer as ruas da região, caminhar pelo Paseo Ahumada e observar os “cafés com pernas”, cafeterias com atendentes de saias incrivelmente curtas.Veja aqui os 05 passeios mais bem avaliados pelos turistas em Santiago:
Passeio a cavalo pelo parque Yerba Loca
Passeio de helicóptero por Santiago
Excursão de helicóptero ao Valle Nevado
Tour de vinhedos e adegas pela Ilha de Maipo
Tour pelo Cerro San Cristóbal
2 Palácio de La Moneda
O palácio onde fica a sede da presidência chilena é um dos pontos turísticos mais famosos do país. Inclua no roteiro uma parada no edifício, com direito a registro fotográfico da fachada do Palácio de La Moneda, marco do golpe de Estado de 1973 que deixou Pinochet à frente do governo do país, e presenciar a cerimônia da troca de guarda, que ocorre em dias alternados, sempre às 10 horas da manhã.
3 Mercado Central
Peixes, frutos do mar, legumes, frutas, verduras, artesanato e restaurantes — o Mercado Central de Santiago tem tudo isso! O local é muito visitado pelos turistas, principalmente porque comer a centolla, o famoso caranguejo gigante, é um programa bastante tradicional nesse lugar.
O preço nos restaurantes não é dos melhores e o ambiente não agrada a todos, mas esse é um ponto turístico clássico de Santiago, principalmente se a ideia é comer peixes e frutos do mar.
4. Museu de Arte Pré-Colombiana
Esse museu é para quem gosta de conhecer o legado de antigas civilizações e um pouco da cultura de povos pré-colombianos. O local tem muitas peças esculpidas em madeira e pedra, objetos de uso diário de antigas civilizações, utensílios utilizados em cerimônias, etc.
É considerado um dos melhores do país!

5. Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano
Para apreciar Santiago do alto, o Cerro San Cristóbal e o Parque Metropolitano são um passeio imperdível pois é um dos pontos mais altos da cidade. De cima do local – se a poluição permitir – é possível admirar os edifícios, a geografia de Santiago e os Andes.
No parque onde está o cerro (monte) San Cristóbal, onde funcionam piscinas públicas e um zoológico, além de ter uma enorme área arborizada que oferecem uma linda vista.
A subida até o alto do monte pode ser feita no funicular ou por teleférico, deixando, o que deixa o passeio ainda mais legal.
Lá no alto há ainda uma capela e a imagem da Imaculada Conceição, padroeira da cidade e do Papa São João Paulo II, que visitou o lugar em sua passagem por Santiago – há até uma plaquinha indicando o carro que o transportou no funicular.
6. Teleférico Cerro San Cristóbal
Localizado no coração do Parque Metropolitano, o teleférico sobe ao topo do Cerro San Cristóbal e é ideal para um passeio no meio da tarde.
Atualmente estão disponíveis 47 cabines com capacidade para 6 pessoas cada, além de módulos adaptados para carrinhos de bebê, bicicletas e cadeiras de roda. É um belo percurso morro acima de 4 quilômetros, com duração de cerca de 15 minutos ida e volta.
Oasis, Tupahue e Cumbres são as três estações disponíveis, que permitem percorrer o monte de maneira cômoda, apreciando os bosques e, se o clima permite, desfrutar de espetaculares vistas da cidade. Se vai de metrô, siga pela Linha 1 até as estações Baquedano ou Pedro de Valdivia. Também está disponível pelo ônibus de turismo da Turistik.
7. Sky Costanera
Instalado um dos maiores edifícios da América Latina, o Sky Costanera é um ponto de observação panorâmica de Santiago, localizado no mesmo edifício onde está o shopping Costanera Mall, um dos melhores centros comerciais da cidade.
O observatório oferece uma vista de 360º da capital chilena e é simplesmente espetacular, principalmente nos dias de céu aberto e paisagem limpa, quando a visibilidade fica melhor. Lá de cima é possível observar toda a cidade, seus parques, edifícios e, claro, admirar a Cordilheira dos Andes!
Uma dica importante é realmente visitar a atração em um dia de céu aberto, para garantir que terá boa visibilidade. O observatório conta com dois andares, um fechado e outro parcialmente aberto. Recomendamos muito a visita.
8. Cerro Santa Lucía
Perto do trânsito intenso do centro e do movimento de pessoas nas ruas, está o Cerro Santa Lucía, um verdadeiro refúgio verde de paz e tranquilidade no meio de Santiago.
O parque, que tem monumentos e jardins, é ideal para caminhar e subir até o topo, aproveitando a fantástica vista da Cordilheira nos dias limpos.
A subida, se feita rapidamente, pode ser cansativa; mas a parte superior do local é muito bonita, agradável para sentar e descansar, e interessante porque oferece uma vista panorâmica da capital.
9. Museu Nacional de Belas Artes
Para os amantes das artes, conhecer esse museu é uma excelente opção. Ele tem mais de 5 mil peças em sua exposição permanente, que contam a história da arte chilena e estrangeira em períodos diferentes. Ele fica no centro do Parque Florestal, ótimo para caminhadas.
Ali pertinho, não perca os sorvetes do Empório La Rosa, maravilhoso mesmo no inverno!
10. La Chascona, casa de Pablo Neruda
A famosa casa de Pablo Neruda fica próxima ao Cerro San Cristóbal e passa desapercebida aos olhos de muitos turistas, mas se você se interessa por poesias, artes, ou mesmo arquitetura, a visita é aconselhada.
A casa do ícone chileno transmite um pouco da essência de seu morador, ela é cheia de objetos usados pelo artista e tem uma decoração e arquitetura únicas. Faça reserva!
11. Providência, Las Condes e Bellavista
Além do centro, esses três bairros são locais interessantes para se conhecer em Santiago.
Providência se destaca pelo comércio, presença de bons restaurantes e bares, enquanto Las Condes é caracterizado pela tranquilidade e pelo ambiente mais refinado de um bairro nobre. Bellavista, área boêmia, é ótima para curtir um barzinho, jantar em um ambiente charmoso e curtir a atmosfera alegre.
12. Barrio París e Londres
Em plena Alameda, bem em frente à estação de metrô Universidad de Chile, se encontra Barrio Paris e Londres. Como seu nome diz, estas ruas, procuradas por nostálgicos e amantes da arquitetura, evocam os mais belos passeios europeus.
Construído a partir de 1925, e com o convento e a Igreja de São Francisco como porta de entrada, este setor é ideal para dar um passeio à tarde e conseguir boas fotos.
Como informação adicional, te contamos que por décadas esta é a locação preferida para a gravação de filmes e comerciais de grandes marcas chilenas. ¡Sin duda un imperdible!
13. Barrio Lastarria
Se está procurando uma referência da boemia santiaguina, que mescla teatro, pintura, moda e boa comida, esta é a área indicada!
Localizado atrás do Centro Gabriela Mistral, na estação de metrô Universidad Católica, Lastarria abrange um amplo espaço, do Cerro Santa Lucía até as proximidades de Bellas Artes.
Em suas ruas se encontram restaurantes da moda, lojas de estilistas locais, teatros, museus, livrarias e galerias de arte. às quintas, sextas e sábados funciona uma feira de antiguidades que vale a pena visitar no calçadão do bairro, entre as ruas Rosal e Merced.
14. Parque Forestal
Localizado no centro de Santiago, este parque de 3 quilômetros nos encanta e o recomendamos aos visitantes porque é ideal para caminhar, se perdendo na riqueza cultural e social da cidade. Rodeado de árvores e jardins, o Forestal é o coração verde que acompanha áreas turísticas como Lastarria, Bellas Artes e o Centro Histórico.
O parque vai desde a ponte Pio Nono, ao leste, até a Estação Mapocho, no oeste da cidade, sempre acompanhado pelo rio Mapocho.
Nós chilenos amamos caminhar por essa área e depois desfrutar de algum dos restaurantes próximos – há uma ampla oferta entre o parque as ruas que conectam com a Alameda. Se tiver sorte, poderá encontrar ainda algum espetáculo artístico e cultural!
15. Centro Cultural Gabriela Mistral
Também conhecido como GAM, este espaço de arte e cultura conta com 10 salas de exposição que têm sempre uma agenda cheia de atrações. É um lugar imperdível em nossa rota porque tem um centro de artes cênicas de 22 mil metros quadrados, considerado o mais moderno do Chile.
Em seu calendário você poderá encontrar obras de arte, teatro, dança, música e exposições. Nós sempre adicionamos ao passeio uma visita à biblioteca, salas de estudo, café, enoteca, livraria e loja de antiguidades. A maneira mais fácil de chegar é pela linha 1 do metrô, descendo na estação Universidad Católica.
Mapa de Santiago
Abaixo você confere um mapa de Santiago, com as principais atrações da cidade, restaurantes e passeios
16. Passeios em Santiago
Confira abaixo os principais passeios para fazer em Santiago. Diversas agências na capital oferecem as atividades, mas algumas delas você pode fazer por conta própria, principalmente se tiver um carro alugado.
17. Valparaíso
A cidade portuária de Valparaíso é uma das maiores cidades do Chile e atualmente sedia o poder legislativo do país. A cidade tem um relevo acidentado e muitos morros, por isso muitas casas coloridas ficam em áreas inclinadas e oferecem uma bela vista para o mar – esse é o caso de uma casa de Pablo Neruda.
Valparaíso se destaca pela história e pelo seu porto, e a vizinha Viña del Mar chama a atenção pela modernidade.
18. Viña del Mar
“Viña”, como as pessoas costumam falar, é a cidade de veraneio para onde correm muitos chilenos, e principalmente santiaguinos, quando as temperaturas estão quentes.
Banhada pelo Oceano Pacífico, Viña del Mar tem praias (infelizmente de águas geladas), bons restaurantes, bares e cassinos.
Para quem fica vários dias em Santiago, pode valer a pena passar uma noite na cidade e curtir o clima alegre da orla.
Há sempre algum brasileiro fazendo a típica foto de “coloquei o pé no Pacífico” por lá. Não deixe de ver também o moai na entrada do museu Fonck, um dos poucos originais fora da Ilha de Páscoa.
19. Passeios para as vinícolas
Que o Chile é um grande produtor de vinho, você já deve saber, né? E como o país tem essa qualidade de produzir a bebida, um dos passeios que não costuma faltar no roteiro dos brasileiros é para as vinícolas próximas de Santiago.
A Concha y Toro é famosíssima entre os turistas e oferece uma visita guiada que mostra as etapas de produção do vinho, além de degustação de vinhos ao final do passeio.
A Undurraga oferece o mesmo tipo de passeio, mas é menos conhecida do que a Concha y Toro e pode ser uma boa opção para quem prefere conhecer uma vinícola de menor porte e, talvez, fazer um passeio mais íntimo.
A dica que deixamos para quem pretende conhecer vinícolas é fazer a reserva com alguns dias de antecedência. Para quem quer beber, pode ser indicado fazer o passeio com uma agência!
20. Conhecer a Cordilheira dos Andes
A Cordilheira dos Andes é uma das formações geográficas mais belas da América do Sul e uma visita ao Chile é perfeita para conhecer melhor essa região.
Quando o tempo está limpo, é possível observar a cordilheira de vários pontos da cidade, como uma surpreendente e belíssima moldura! Quem deseja ver de perto os Andes pode fazer um passeio saindo de Santiago.
É preciso levar em consideração que durante o inverno os Andes ficam com neve e, consequentemente, atraem mais os turistas. No verão, no entanto, você acabará encontrando basicamente morros com terra e sua vegetação característica.
21. Cajón del Maipo
Cajón del Maipo é uma bela região turística que cada vez mais atrai brasileiros que visitam Santiago do Chile. Localizado a 100 km da capital chilena, trata-se de um cânion em plena Cordilheira dos Andes cortado pelo bacia do Maipo, o rio mais importante da região, e tem chamado atenção por sua localização e pelas atrações diferenciadas que oferece.
Seguindo a rota do Rio Maipo, com direção sudeste saindo pela comuna de La Florida, a 60 quilômetros de Santiago, se encontra San José de Maipo, a capital da comuna instalada en un cânion dos Andes.
Neste lugar rodeado de montanhas nevadas, o visitante encontra restaurantes, cabanas para hospedagem, spa, camping e lugares para se fazer esportes de aventura como trekking, rios para fazer esportes de aventura como trekking, alpinismo e pesca esportiva. Não perca o rafting pelo rio Maipo e suas belas paisagens.
A 50 quilômetros de San José, entrando pela Cordilheira dos Andes, você chega ao Embalse El Yeso e ao Glaciar San Francisco. Além de atividades esportivas, poderá desfrutar da culinária local.
A rota, que pode ser realizada em um dia ou com pernoite, convida a fazer paradas pelo caminho, por isso se recomenda alugar um veículo. Veja mais dicas sobre o Cajon del Maipo ou informações sobre o passeio.
Descubra Santiago do Chile com Alexia Visto e Viagens! Reserve já sua viagem e deixe-nos guiar você pelas maravilhas desta cidade fascinante.

Aproveite nossas dicas exclusivas e vivencie uma experiência inesquecível na capital chilena.
Não perca tempo, embarque nessa aventura conosco e crie memórias incríveis em Santiago